terça-feira, 1 de dezembro de 2009

49 em cem vagas do ensino superior do Brasil ficam ociosas, mostra censo

49 em cem vagas do ensino superior do Brasil ficam ociosas, mostra censo

Simone Harnik
Em São Paulo

    A cada cem vagas do ensino superior brasileiro, 49 ficam ociosas. A informação é do Censo da Educação Superior, divulgado nesta sexta-feira (27). Ao todo, 1,479 milhão das carteiras em cursos presenciais de universidades, centros universitários e faculdades permaneceram desocupadas - elas representam 49,6% do total de vagas de ingresso.
    O número de vagas ociosas teve um crescimento de 11,6% de 2007 para 2008. O mais expressivo aumento ocorreu na rede federal de ensino, que teve o número de vagas ociosas mais do que duplicado.
    O aumento de vagas ociosas na rede particular de ensino foi de 10% e não chega nem perto do registrado nas instituições federais (117%). No entanto as instituições privadas ficam com 98% das cadeiras não preenchidas em todo o país. São 1,442 milhão de vagas oferecidas em vestibulares que não chegam a ser ocupadas.
   As particulares ofereceram 2,641 milhões de vagas em processos seletivos, segundo o censo. Isso significa que mais da metade das salas de aula de calouros (54,6%) nem chegaram a ser preenchidas.

Número de vagas sobe mais que o de ingressantes
    De 2007 para 2008, o número de vagas aumentou 5,7% e o número de calouros nas faculdades subiu bem menos: 1,6%. De acordo com relatório do MEC (Ministério da Educação), ainda é preciso investigar os motivos para o não-preenchimento.
   Ao todo, 5.534.689 de candidatos concorreram às vagas de graduação, com maior disputa no sistema federal (8,8 c/v) e nas estaduais (8,1 c/v).

O que é o Censo?
   O Censo da Educação Superior é realizado anualmente pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). A edição de 2008 foi feita com base em informações coletadas entre os dias 25 de março e 12 de junho de 2009.
   As instituições de ensino superior devem responder um questionário eletrônico preparado pelo Inep, com perguntas sobre seus cursos de graduação, sequenciais, vagas oferecidas, inscrições, matrículas, concluintes, e professores.

Nenhum comentário: